sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Big Size II

 Comecei esta obra com um estudo previamente aprovado pelo cliente, uma churrascaria gaúcha da Cidade do México. Tive que encomendar especialmente a tela que medirá 2,50m x 4,80m. Fiz uma parede de compensado e estiquei a tela com grampos para que a superfície ficasse o mais uniforme possível. A ausência de um chassis, porém, dificulta o alcance das áreas mais altas ( e mais baixas) do trabalho. Nada que um andaime improvisado não tenha dado jeito.

Uma das minhas preocupações foi com o desenho, por isso quadriculei a tela usando barbantes. Resolver a composição e a proporção das figuras foi um passo importante para o início da pintura. Tirei o branco da tela tonalizando–a com siena natural.
A partir daí comecei a pintura monocromática para deifnir os valores tonais, o que numa tela destas proporções torna-se uma grande vantagem na execução.
É nestas horas que sinto falta de uma formação rígida acadêmica, coisa que infelizmente não temos no Brasil. Procuro estudar os que antes fizeram trabalhos de grandes formatos. Nomes como Aldo Locateli, Oscar Pereira da Silva e Eliseu Visconti...


Se tudo der certo espero postar o resultado final em breve. Aproveito para agradecer a curiosidade dos amigos em conhecer um pouco do processo de trabalho desta obra que tem sido um desafio nas últimas semanas.

11 comentários:

JOSÉ ROSÁRIO disse...

Muito legal compartilhar um pouco da obra, Reider.
Até Portinari, um dos maiores nomes de nossa arte, também recorreu aos auxílios do Bianco na ampliação de seus grandes formatos.
Você deu com a coisa, a arte se tornou apropriada para pequenos formatos e os artistas foram se adaptando mais a isso.
Bom trabalho e parabéns pelo resultado!

Marcelo Fonseca disse...

Impressionante trabalho, cada dia admiro mais suas obras.

Daniel disse...

Magnifico trabalho, Parabens!

sospiridarte disse...

Sou admiradora do seu trabalho à tempos e com essa postagem o admiro ainda mais...parabéns. Um dia ainda farei aulas com vc...

Fernandes disse...

Que maravilha ver esse trabalho assim em partes, parabéns e bom trabalho!

OAK (Charles Carvalho) disse...

Cuidado pra não cair quando você estiver dançando hein. Hahahahaaa...

Animal essa tela!

Fica na PAZ!

Tulio Dias disse...

no blog do jose rosario vi este link big size,como gosto de produzir trabalhos em dimensoes maiores me senti atraido pelo titulo,devido a isto tudo me senti gratificado em vir até aqui, apreciei o compartilhamento deste trabalho,grande obra,grande trabalho,espero que a conclusão fique perfeita como me parece estar ficando,grande abraço,tulio dias

Ernandes disse...

Alê!!!
Tá ficando demais, Parabéns meu amigo!!!
E obrigado por compartilhar conosco esse processo de execução.

Cozinha da Pintura disse...

Sensacional! Parabéns pelo novo trabalho. Espero poder vê-lo pessoalmente. Um abraço!

kadu disse...

Nossa que legal reider, gostei muito abraços.

Anônimo disse...

Excellent work! You have great color and technique. Where did you study?

Look forward to meeting you at the Plein Air Convention.